Designer de Interiores


Quem é o Designer de Interiores?
 
        Segundo o Código Brasileiro de Ocupações, o Designer de Interiores é o profissional habilitado para projetar e executar de forma criativa e científica soluções para espaços interiores residenciais, comerciais e institucionais,  visando a estética, a eficiência, a segurança, a saúde e o conforto. Ainda: pesquisa produtos, materiais e equipamentos para elaboração e execução de projetos de interiores.


 O que é um Projeto de Interiores?

          O projeto de interiores é uma ferramenta utilizada para que o cliente tenha a correta compreensão de todos os elementos que serão utilizados para compor um espaço ou ambiente. É o resultado final de várias etapas, estudos, pesquisas, visitas, esboços, busca de amostras, concretizado em um ou mais desenhos (croquis, layouts, cortes, elevações, perspectivas, detalhamento para execução, etc), que auxiliam a visualização do produto final, que será um móvel, um ambiente ou um espaço, por exemplo.
         Ou seja, o projeto completo de interiores vai desde a definição do layout apropriado à melhor circulação, aproveitamento de espaço e integração dos ambientes, passando pela paginação de piso, especificação de materiais de revestimento (tecidos, tintas, texturas, cerâmicas, azulejos, metais, papeis de parede, etc), definição de pontos elétricos e hidráulicos, detalhamento de gesso e projeto de iluminação, até chegar à escolha do mobiliário, incluindo marcenaria, sofás, poltronas, painéis, mesas de jantar, cadeiras, camas, (enfim, tudo o que podemos chamar de mobiliário) e objetos decorativos (esculturas, vasos, quadros, plantas, etc.).


          A viabilidade de alterações estruturais do imóvel, como derrubar paredes ou mudá-las de lugar, instalações de banheiras ou móveis muito pesados que comprometam a estabilidade da edificação devem ser estudadas, caso a caso, por um engenheiro civil, contratado à parte.
          Outra função do projeto de interiores é facilitar a compreensão de todas estas idéias por quem for executar os serviços (marceneiro, gesseiro, eletricista, pedreiro, etc). Nesta etapa, chamada de Projeto Executivo ou Projeto para Execução, os desenhos vão diretamente para as mãos dos fornecedores e prestadores de serviços terceirizados. Este Projeto para Execução deve ser perfeitamente legível e estar suficientemente detalhado para que qualquer profissional possa compreendê-lo e executá-lo.